Hemominas realizará coleta externa de sangue em Caratinga
Na segunda-feira, 30, uma equipe do Hemocentro Regional de Governador Valadares esteve em Caratinga, visitando o Ambulatório de Especialidades Médicas do Hospital Irmã Denise para ser avaliadas as suas instalações e as condições de informatização para a realização da coleta externa de sangue, de acordo com as exigências dos órgãos reguladores, que está programada para o dia 02 de dezembro.
A visita técnica foi acompanhada pela assistente social do Hemocentro, Erilaine Viana, que destacou a parceria que já existe entre Fundação Hemominas e Hospital Irmã Denise.
“Estamos aqui para avaliar o local, pois, o Hospital Irmã Denise, parceiro da Fundação Hemominas, se disponibilizou para realizar a coleta externa de sangue. Hoje, nosso papel foi avaliar o local, a internet e validar o espaço para a realização da ação. A equipe multidisciplinar da Fundação Hemominas virá à Caratinga para o processo de coleta de sangue. Esse serviço de coleta externa também acontece no Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Mucuri, onde temos hospitais parceiros”.
A enfermeira Alessandra Damasceno, responsável pela captação de doadores, ressaltou a importância da doação de sangue. “O Hospital Irmã Denise sempre está recrutando novos doadores, pois é muito importante para a nossa cidade, para todos os hospitais e urgências da área da saúde. A doação salva vidas e se torna tão importante principalmente pelo fato do sangue ser um elemento insubstituível. Não existem medicamentos que substituam o sangue ou seus hemocomponentes”.
Embora Caratinga não tenha um hemocentro para coleta das doações, o Hospital Irmã Denise realiza um trabalho de conscientização e captação de doadores, encaminhados mensalmente ao hemocentro de Governador Valadares.
Coleta e doadores
A coleta de sangue será realizada no dia 02 de dezembro, um sábado, de 08 às 16 horas, no Ambulatório de Especialidades do Hospital Irmã Denise, na Unidade II do Centro Universitário de Caratinga (Unec), no Bloco B, localizada na Rua Niterói, 120-134, Bairro Nossa Senhora das Graças.
A expectativa da equipe do Hemocentro Regional de Governador Valadares, responsável pela coleta, é atender 100 candidatos à doação de sangue. O atendimento será por ordem de chegada.
Para se tornar um doador de sangue o candidato deverá atender aos seguintes requisitos básicos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar, no mínimo 51kg; estar descansado, tendo dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas; estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação; apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial. Os menores de 18 anos precisam de documentação específica e autorização dos responsáveis.
Além dessas orientações, todos os candidatos passam por uma triagem prévia. Após a doação, será servido um lanche aos doadores, disponibilizado pelo Hospital Irmã Denise.
Alessandra Damasceno falou sobre a vantagem do ambulatório do Hospital Irmã Denise ser um dos pontos de coleta externa na região. “A iniciativa de trazer a equipe do Hemominas para Caratinga surgiu da necessidade de trazer conforto e acessibilidade aos doadores sem que eles precisem se deslocar até Governador Valadares”.
A enfermeira informa que os interessados em se tornar doadores de sangue podem entrar em contato diretamente com ela pelo telefone (33) 99921-4541, ou pelo telefone (31) 98703-2343 e falar com Simone.