fbpx
CaratingaPolíticaRegiãoSaúde

Gustavo Santana indica emenda para aquisição de arco cirúrgico para Hospital Irmã Denise

No domingo, 05, o deputado estadual Gustavo Santana esteve em Caratinga visitando o Hospital Irmã Denise, mantido pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec). Na oportunidade, o parlamentar anunciou a indicação de uma emenda ao orçamento do Estado para a aquisição de um arco cirúrgico para a instituição hospitalar, ampliando a sua capacidade de realização de cirurgias.

O arco cirúrgico, conhecido também como intensificador de imagens, é um equipamento médico que permite aos cirurgiões terem uma visibilidade mais precisa, de forma dinâmica e em tempo real, durante os procedimentos.

Gustavo Santana conheceu toda a estrutura do hospital, passando pela ala de especialidades e a distribuição dos setores, que recebeu elogios dele. “Fiz questão de vir ao hospital para anunciar a indicação do arco cirúrgico, conhecer as demandas em que a gente pode trabalhar para melhorar ainda mais o trabalho maravilhoso que a instituição realiza”.

Ele lembrou e destacou a atuação do Hospital Irmã Denise durante a pandemia do Covid-19. “Eu estive aqui, acompanhando o secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, quando ele agradeceu ao hospital pelo atendimento prestado durante a pandemia, quando a instituição abraçou o Estado todo. Nós, mineiros, temos um débito com o Hospital Irmã Denise e sempre que eu passar pela região eu estarei aqui, ouvindo as demandas para a gente poder, junto ao Governo do Estado, trazer as melhores soluções”.

O pedido ao deputado Gustavo Santana para a indicação da emenda, que beneficiará o Hospital Irmã Denise com a aquisição do arco cirúrgico, foi uma iniciativa do empresário Rogério Soares, como frisou Sanderson Dutra, diretor executivo da Funec; “Foi muito bom quando tomei conhecimento da iniciativa do Rogério Soares, quanto à possibilidade de através do deputado conseguir um arco cirúrgico. Hoje, o hospital possui apenas um arco cirúrgico e, com o segundo, iremos conseguir uma rotatividade maior no bloco cirúrgico e melhor estaremos atendendo à população”.

Gonzalo Cuba, cirurgião do Hospital Irmã Denise, também falou sobre o benefício que o segundo arco cirúrgico trará. “Nós temos duas salas grandes, que têm capacidade de cirurgias de alta complexidade. Hoje em dia, a limitação é que quando um procedimento está sendo realizado e ocupando o arco cirúrgico em uma sala, outro paciente precisa ficar esperando a liberação desse equipamento. Tendo dois arcos cirúrgicos, poderemos realizar dois procedimentos ao mesmo tempo”.

O cirurgião Gonzalo Cuba esclareceu os benefícios de um segundo arco cirúrgico

A visita do deputado Gustavo Santana, também trouxe a indicação de emendas parlamentares para ajudar no custeio de ações e serviços oferecidos pelo Hospital Irmã Denise, potencializando a instituição a ser referência em diferentes especialidades médicas no Estado.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo