fbpx
CaratingaEstilo de vida

Grupo Espírita Dias da Cruz: Mais de um século iluminando consciências

Em 21 de maio deste ano, o Grupo Espírita Dias da Cruz (Gedic) completou 126 anos de organização, tendo como inspiração a obra de Allan Kardec, “O Livro dos Espíritos”, publicada em 1857 e que provocou uma revolução na maneira de pensar a respeito da religiosidade e, juntamente às demais obras produzidas, que formam o “pentateuco da codificação”, deu a estrutura à doutrina Espírita.

A atual presidente do Gedic, Cinthya Calilli Rezende Lima, conta um pouco da história da instituição e fala sobre o importante trabalho desenvolvido pela Cantina “Áurea Rezende Coutinho”.

História
Um dos primeiros grupos espíritas de Minas Gerais, o Gedic foi fundado em 21 de maio de 1895 por João Evangelista de Azeredo Coutinho, que cedeu o próprio lar para que as reuniões acontecessem nesta fase inicial.

Em 21 de maio de 1933, o Gedic adquiriu personalidade jurídica, passando a integrar a Federação Espírita Brasileira, instituição que norteia o trabalho da doutrina no País.

Em 1943, o então presidente do Grupo, José Viana Coutinho, filho de João de Azeredo Coutinho, comprou um sobrado na Rua São José, atual Avenida Moacyr de Mattos, onde o Gedic passou a funcionar.

No ano de 1977, João Coutinho, neto do pioneiro João de Azeredo Coutinho, promoveu a construção do barracão da Cantina Áurea e fez reformas definitivas na sede do Grupo Espírita, tendo a seu lado a sua irmã, então presidente do grupo, Maria Coutinho Muniz.

Como esclarece Cinthya, nesses 126 anos, desde a sua fundação, o Grupo Espírita Dias da Cruz continua suas atividades, pautado no estudo do Evangelho de Jesus à luz das obras de Allan Kardec, e desenvolvendo atividades doutrinárias e de amparo aos mais necessitados. As atividades beneficentes do Gedic se baseiam no pensamento de Kardec, segundo o qual “a nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros”.

Atualmente, devido à pandemia da Covid-19, a maior parte dos estudos doutrinários, que acontecem ao longo de toda a semana e que, até então, eram realizados na sede da entidade, estão acontecendo de forma online pelas redes sociais do Gedic. Já os trabalhos da Cantina Áurea ocorrem de forma presencial, porém, seguindo rigoroso protocolo de segurança sanitária para seus frequentadores.

Cantina Áurea
Baseada no lema da Doutrina Espírita, pelo qual “fora da caridade não há salvação”, há 65 anos, a Cantina “Áurea Rezende Coutinho” vem trabalhando em prol da comunidade, entregando diariamente cerca de 80 marmitas de almoço aos mais necessitados, além de realizar a distribuição mensal de cestas básicas a 40 famílias assistidas, amparando-as, ainda, com doação de roupas e calçados.

Há 65 anos, a Cantina Áurea distribui diariamente refeições à pessoas necessitadas de Caratinga

O Departamento também promove o aprimoramento profissional das mães assistidas, proporcionando a elas cursos de artesanato por meio do projeto “Mãos e Fios”, também desenvolvendo o projeto “Obra do berço” pelo qual é realidade a confecção e distribuição de enxovais para recém-nascidos de famílias carentes. Além disso, é desenvolvida a Campanha de Inverno, com a distribuição de cobertores e agasalhos.

De acordo com a presidente do Gedic, todo trabalho assistencial desenvolvido pela instituição é realizado por voluntários e com doações de seus membros, clubes de serviços e simpatizantes da obra da sociedade caratinguense.

Aniversário de Caratinga
Aproveitando esse momento marcante do aniversário de Caratinga, Cinthya Calilli Rezende Lima pede a Deus bençãos sobre a cidade e seus habitantes, deixando um agradecimento especial a cada um que ao longo de todos esses anos contribuíram e ainda contribuem para a manutenção da Cantina Áurea e de suas ações sociais. Ela convida para que os caratinguenses possam conhecer a obra de amor em prol de tantos necessitados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo