Neste sábado, 27, o professor e escritor Eugênio Maria Gomes tomou posse oficialmente na Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Artes e Letras (Febacla). Criada pelo Decreto Presidencial 0425/2012, a Febacla tem por objetivo, entre outros, valorizar o nosso Idioma e as Letras, sendo instituída com base nas diretrizes da Federação das Academias de Letras do Brasil, de 1936.
Não escondendo sua alegria pela nomeação, Eugênio assume a posição de Acadêmico Internacional, ocupando a cadeira de número 210, que tem como patrono a jornalista Cristiana Lôbo, falecida no final do ano passado. “Sinto-me extremamente honrado em fazer parte desta Federação e de ocupar a cadeira que tem como patrono a jornalista Cristiana Lôbo, uma referência para todos nós que atuamos, também, na área da Comunicação”.
Homenagem
Eugênio também recebeu outra boa notícia. Ele será homenageado pela Escola Estadual José Augusto Ferreira, no próximo dia 19 de setembro, dentro das comemorações de aniversário da escola, quando será inaugurada a “Biblioteca Professor Eugênio Maria Gomes”.
O professor e escritor, que foi aluno do Colégio Estadual no período de 1974 a 1976, onde cursou o ensino médio e, rotineiramente, participa dos trabalhos de incentivo à leitura, coordenado pela professora Jânia Corrêa, registra o seu agradecimento e a emoção pela homenagem: “Receber esta homenagem, em vida, tem um significado muito importante para mim e, com certeza, me emociona. Meus agradecimentos ao Diretor da Escola, Jean Fellipe Campos Lopes, à Superintendente de Ensino, Landislene Gomes, aos professores, ao colegiado, aos alunos e à comunidade. Com certeza, principalmente por se tratar de um espaço do Saber e de compartilhamento do Conhecimento, essa homenagem ocupará lugar de destaque, dentre todas que já recebi”.
Para a composição do memorial da biblioteca, que receberá seu nome, Eugênio Maria Gomes está doando a maior parte de seu acervo e das muitas premiações e homenagens recebidas como escritor.