fbpx
CaratingaEducação

Estadual comemora 62 anos e reinaugura Biblioteca Eugênio Maria Gomes

Como parte das comemorações do 62º aniversário da Escola Estadual José Augusto Ferreira, na segunda-feira, 19, aconteceu a reinauguração da biblioteca do educandário, que passou por uma ampla reforma, agora batizada como “Biblioteca Professor Eugênio Maria Gomes”, em uma justa homenagem a um dos maiores incentivadores da cultura e da literatura em Caratinga.

O homenageado
Eugênio Maria nasceu no município de Matipó, porém, é Cidadão Honorário de Caratinga, para onde veio e tem prestado relevantes serviços à Educação e à Cultura, escrevendo e apoiando o surgimento de novos escritores.

O homenageado entre amigos

Possuiu um amplo currículo, sendo graduado em Engenharia Industrial Mecânica; Especialista em Marketing e em Gestão Empresarial; Mestre em Administração e Doutor em Administração. Sendo, ainda, escritor; professor; consultor; palestrante; colunista; apresentador; entrevistador; membro de diversos movimentos, clubes de serviços, organizações fraternas e academias de letras.

Os laços que unem Eugênio Maria à Escola Estadual vêm bem antes da homenagem. Além de ter sido aluno da escola, entre eles já havia uma forte parceria por meio de um projeto de leitura, que se consolida ainda mais quando o seu nome é imortalizado na biblioteca.

Durante a reinauguração da biblioteca, Jean Fellipe Campos Lopes, diretor da Escola Estadual, manifestou sua alegria pela homenagem feita. “Eu queria muito homenagear alguém em vida, uma pessoa ilustre. E nada mais justo que a escolha do Dr Eugênio. Ele aceitou, assim como o colegiado escolar, e nós estamos muito felizes por este dia!”.

Muito emocionado, Eugênio Maria Gomes falou de sua satisfação com a homenagem recebida. “Quando estudei aqui, eu gostava muito e já visitava a biblioteca, mas nunca tinha sonhado isso. Me pegou de surpresa esta homenagem! Me enche de alegria, de emoção porque, normalmente, essas coisas acontecem quando a pessoa morre. Daí, você, em vida, dar nome a uma biblioteca, poder compartilhar isso com a família é emocionante. Eu só tenho mesmo que agradecer, imensamente!”.

A diretora da Superintendência Regional de Ensino, Landislene Gomes, também se manifestou. “Todo aluno que passar pelo Estadual, toda pessoa que visitar esta biblioteca, estará visitando, também, a história do Dr. Eugênio. É de extrema relevância esta homenagem que tem todo o apoio da Superintendência Regional de Ensino”.

No evento, estiveram presentes amigos de longa data do homenageado, como os irmãos de maçonaria Geraldo Paschoal e Adilson de Castro; o advogado José Eugênio de Avelar; o professor José Lacerda; a professora Dora Bomfim; a companheira de Lions Célia Bonfim; a presidente da Academia Caratinguense de Letras, professora Lígia Maria dos Reis Matos e diversos outros nomes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo