No dia 14 deste mês, os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da Escola “Professor Jairo Grossi”, mantida pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), retomaram as atividades escolares de modo presencial, seguindo o sistema híbrido estabelecido pelo protocolo sanitário municipal.
De acordo com o protocolo, as turmas são divididas em dois grupos de revezamento. Assim, durante uma semana, enquanto um dos grupos de alunos participa das aulas no sistema presencial, o outro acompanha o conteúdo à distância. Na semana seguinte, os alunos que tiveram aulas presenciais passam para o ensino remoto e aqueles que estiveram em casa comparecem às aulas presenciais.
O funcionamento da escola seguirá diariamente com metade da capacidade de atendimento físico, garantindo a aplicação das normas de distanciamento estipuladas pelo protocolo municipal.
A diretora da Escola Jairo Grossi, Eci Fernandes, destaca as medidas de segurança que foram adotadas. “Houve um empenho muito grande por parte de todos os colaboradores da escola, e com a contribuição dos pais esse dia de hoje está sendo possível acontecer, de uma forma muito tranquila. Nós estamos recebendo e atendendo os nossos alunos, cujos pais fizeram a opção por enviá-los à escola, todos estão empenhados e tomando todos os cuidados possíveis em termos de proteção individual e coletiva. Não só na entrada, como também nas salas de aula, no uso dos sanitários e outros ambientes da escola. Nós estamos aqui com a equipe de triagem composta por técnicos em enfermagem para receber os nossos alunos com todos os cuidados possíveis”.
De acordo com ela, a entrada dos alunos está sendo organizada de forma escalonada, com horários diferenciados por série ou ano. Os alunos passam por uma estação de higienização, onde são disponibilizados tapete sanitizante, aferição de temperatura, e higienização da mochila escolar.
A escola também disponibiliza, em todas as salas e corredores, dispensers com álcool 70%, cartazes informativos e uma sala de acolhimento, como explica Eci Fernandes. “A partir desse primeiro momento, esperamos aumentar a adesão. Trata-se de um projeto piloto. A mensagem que eu deixo para os pais colaboradores da escola é de gratidão, muita gratidão. Eu agradeço imensamente, de coração, a contribuição de todos e essa parceria que nós conseguimos estabelecer entre professores, equipe administrativa e as famílias. Essa parceria é imprescindível para o sucesso deste momento”.
Segundo a diretora, alguns pais de alunos ainda têm receio de enviar os filhos para as aulas presenciais. Eles têm a opção de manter os filhos em ensino remoto, no entanto, muitos estão confiantes neste recomeço, como é o caso de Paola Oliveira. “Eu estava um pouco receosa, um pouco com medo, mas eu acho que é necessário a gente ver que a escola está tomando os devidos cuidados. Em casa, a gente já vem ensinando as crianças a se adaptarem à nova situação que estamos passando. Eu estou torcendo para tudo dar muito certo, para todas as crianças retornarem às aulas. Estou com o pensamento muito positivo”.