Eleições: Juiz Consuelo Neto visita A Semana
Na terça-feira, 26, o juiz Consuelo Silveira Neto, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal e juiz eleitoral da 72ª Zona Eleitoral da Comarca de Caratinga visitou a redação do jornal A Semana, seguindo a agenda de visitas a todos os órgãos de comunicação locais visando estabelecer maior aproximação entre a Justiça Eleitoral e a imprensa durante o período referente às eleições deste ano.
Durante a visita, quando esteve acompanhado do chefe da 72ª Zona Eleitoral, Arilson Oliveira de Carvalho, o magistrado destacou a importância do trabalho da imprensa no decorrer de todo o processo eleitoral, transmitindo informações aos eleitores, esclarecendo que as visitas aos veículos de comunicação têm o objetivo de fortalecer a parceria com a imprensa de Caratinga para que as eleições e a campanha eleitoral transcorram dentro da normalidade e a população se mantenha devidamente orientada de todos os passos do processo.
Conforme ressaltou o juiz Consuelo Neto, em todo o Brasil tem ocorrido um número recorde de procura pelo cadastramento eleitoral de jovens com idade entre 16 e 18 anos. Em fevereiro deste ano, o número já ultrapassava a casa de um milhão, caracterizando o crescimento do interesse dos adolescentes de participar ativamente das eleições.
O juiz lembrou que o período para quem deseja tirar, regularizar ou transferir o título de eleitor e estar em condições de votar nas eleições deste ano se encerra na próxima quarta-feira, 04. Como ele informa, as pessoas que ainda pretendem se cadastrar não precisarão necessariamente comparecer ao cartório da Zona Eleitoral, podendo fazer seu cadastramento pela internet.
De acordo com Arilson de Carvalho, para tirar o título eleitoral pela internet, os interessados devem seguir os seguintes passos: primeiramente é necessário digitalizar os seguintes documentos: documento oficial de identidade com foto (frente e verso); comprovante de residência recente; comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito); comprovante de quitação do serviço militar – somente para pessoas do sexo masculino com idade entre 18 e 45 anos – e selfie mostrando o documento de identidade ao lado do rosto. Feito isso, é preciso entrar no site “tse.jus.br”, clicar na aba “Eleitor e Eleições”, em seguida clique em “Título Eleitoral” .Na página que abrir, desça até “Atendimento Remoto”, selecione o Estado e na opção Título de Eleitor” escolha “Não Tenho”. Preencha os campos, anexe as fotos obrigatórias e confira os dados pessoais.
Como ele explica, toda a documentação será analisada e uma vez aprovado o cadastramento, o interessado poderá imprimir o seu título.Segundo o juiz Consuelo Neto, durante o período que antecede as eleições serão encaminhadas à imprensa todas as informações sobre os procedimentos registrados e as atividades adotadas pela Justiça Eleitoral na Comarca, dando maior transparência e mais tranquilidade às eleições deste ano.
Por sua vez, o diretor executivo de A Semana, Carlos Roberto Carraro, confirmou ao juiz que o jornal sempre estará à disposição dele, firmando o compromisso de divulgar todas as informações e notícias de interesse da Justiça Eleitoral.