fbpx
Caratinga

Dom Juarez toma posse como Bispo da Diocese de Caratinga

Neste sábado, 17, na Catedral de São João Batista, estará acontecendo a cerimônia de posse de dom Juarez Delorto Secco como o novo bispo da Diocese de Caratinga. O importante evento tem início previsto para as 16 horas, com duração de aproximadamente duas horas e meia a três horas.
Estão confirmadas as presenças de 27 bispos, dentre os quais o Metropolita, dom Airton, arcebispo da Diocese de Mariana, os bispos da Província de Governador Valadares, de Coronel Fabriciano e de Guanhães, entre outros. Também participará da cerimônia o cardeal do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, que acolheu dom Juarez como bispo auxiliar em sua diocese.

É aguardada as presenças de todos os padres das paróquias que integram a Diocese de Caratinga, acompanhados de caravanas de fiéis. Estão confirmadas caravanas da Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com vários padres.

A cerimônia
A cerimônia de posse será iniciada com a chegada de dom Juarez à Catedral, quando receberá do padre Moacir Nogueira a cruz e a água benta, momento em que adentrará abençoando a todos os presentes. Em seguida, ele se dirigirá à Capela do Santíssimo, onde fará uma oração pessoal.

Feito isso, ele se paramentará para a missa, se dirigirá à sacristia, faz a procissão de entrada para a celebração da missa, que tem início com o Metropolita, dom Airton. A seguir, acontecerá a leitura das Letras Apostólicas, seguida da entrega do Báculo e a acolhida, feita por alguns representantes dos padres e, também, de alguns representantes dos religiosos, dos colégios consultores e atividade civil.
Após isso, a missa segue normalmente, presidida por dom Juarez, tendo ao seu final a palavra de acolhida feita por padre Eli, representante dos presbíteros, por parte dos religiosos, dos leigos e, por último, a palavra de dom Juarez.

Dom Juarez
O novo bispo da Diocese de Caratinga, dom Juarez, nasceu em Cachoeiro de Itapemirim-ES, em 04 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim. Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib-SC), com sede em Florianópolis (SC).

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 07 de junho de 2017 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 09 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba. Em 13 de dezembro de 2023 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo diocesano de Caratinga (MG).
Antes do episcopado desempenhou as seguintes funções: Pároco da Paróquia São Miguel Arcanjo – Guaçuí (2001 – 2008); Vigário Administrador Paróquia Nossa Senhora das Dores (2006 – 2006); Membro do Conselho Presbiteral -Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2007 – 2011); Serviço de Animação Vocacional (2008 – 2017); Pároco da Paróquia São Sebastião situada no bairro Aquidaban em Cachoeiro de Itapemirim: Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2008 – 2010); Chanceler da Cúria Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2010 – 2017); Pároco da Catedral de São Pedro Apóstolo- Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2010 – 2017); Vice Reitor do Seminário Maior São João Maria Vianney – Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2012 – 2017); Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (2013 – 2016); Juiz Auditor Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Vitória (2014 – 2015); Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Vitória (2015 – 2017); Membro do Conselho Nacional do Prado (2015 – 2017); Membro do Conselho Presbiteral – Diocese Cachoeiro de Itapemirim (2016 – 2017); Coordenador do Regional II Diocese Cachoeiro de Itapemirim (2016 – 2017).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo