fbpx
CaratingaPolítica

Caratinga: Faltam obras e sobram buracos

A população da cidade de Caratinga continua sofrendo as consequências do descaso da administração municipal para com os seus anseios e com a necessidade de pequenas obras de reparo nas ruas e calçadas da cidade, tomadas por buracos que dificultam e, em muitos casos impedem, o livre trânsito de veículos e pedestres, causando riscos da ocorrência de acidentes.

Não tapa-buracos
Os buracos nas ruas têm sido encontrados em por todos os bairros da cidade, dificultando o fluxo normal de carros, caminhões e motocicletas, impedindo e retardando o escoamento do trânsito e, em muitos casos, causando prejuízos financeiros a proprietários de veículos que, por desconhecerem a existência de enormes buracos, verdadeiras crateras, acabam tendo seus veículos danificados em decorrência da inoperância da Prefeitura de Caratinga que não dá ouvidos aos pedidos da população.

Crateras abertas pela Copasa transformam as ruas da cidade em um verdadeiro “queijo suíço”

Em algumas ocasiões, o atual governo promove a conhecida e ineficaz “operação tapa-buraco”, paliativo que tem se provado ineficaz e só serve para gastar de forma inadequada o dinheiro público, uma vez que o asfalto utilizado para cobrir os buracos, em uma operação realizada sem serem observadas as medidas necessárias, é de baixa qualidade e se deteriora rapidamente em contato com as águas de chuvas ou de enxurradas.

Assim sendo, poucos dias após ser executada a operação, os buracos voltam a aparecer, na maioria dos casos com dimensões maiores do que as anteriores, gerando desperdício de dinheiro dos contribuintes e novas situações de riscos e novos prejuízos para os proprietário dos veículos.

Calçadas traiçoeiras
Situação semelhante acontece com as calçadas da cidade, principalmente as localizadas no centro comercial de Caratinga, que recebem o maior fluxo de pessoas.

Desde que a Prefeitura de Caratinga, ainda em governo passado, estabeleceu a uniformidade do piso das ruas na párea central da cidade, os transeuntes têm convivido com inúmeros buracos no passeio público, os quais tem causado constantes acidentes com crianças e, principalmente, com pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.
Assim como a ocorre com as ruas, a situação das calçadas tem provocado constantes reclamações dos pedestres, levando a administração municipal a promover reparos com a instalação de novos pisos nos locais onde ele foi arrancado ou danificado.

Na travessa Portes, buracos cortam toda a largura da via pública

No entanto, assim como acontece com a “operação tapa-buracos”, os reparos feitos acabam não solucionando os problemas das calçadas, uma vez que o serviço de reparo é mal executado e o piso que cobrem as calçadas do centro da cidade é de má qualidade. Com isso, em poucos dias os buracos voltam a surgir, sendo que em muitos casos, quase que imediatamente.

Cidade se transformou em uma buraqueira só

Desnivelamento
Para piorar a situação dos pedestres, a maioria dos proprietários de imóveis comerciais do centro de Caratinga alterou a calçada diante dos seus estabelecimentos criando desnivelamentos que dificultam ainda mais a circulação de pessoas idosas, com dificuldade de locomoção e, principalmente, dos cadeirantes.

Desnivelamentos das calçadas em ruas centrais se transformam em desafios aos transeuntes

É importante ressaltar que esse procedimento é ilegal, pois, fere determinações existentes no Código de Posturas do Município. Mas, apesar disso, a administração não tomou qualquer medida para impedir que tal situação fosse estabelecida, mais uma vez prejudicando o cidadão comum.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo