fbpx
CaratingaEducaçãoMinas GeraisProfissionaisSaúde

Aula Inaugural da Medicina do Unec conta com participação do presidente do SBGG

Alunos de diversos períodos de vários cursos da área da Saúde do Centro Universitário de Caratinga, mantido pela FUNEC, participaram, na noite desta segunda-feira,05, da Aula Inaugural do curso de Medicina. O encontro contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Dr. Marco Túlio Cintra, que foi o palestrante.

“Para o UNEC, receber o presidente da SBGG é um momento muito importante, uma vez que o nosso curso tem a característica generalista. Então, ele vem trazendo isto – tanto que participaram, também, outros cursos – já que a abordagem feita por ele foi multidisciplinar.”, enfatizou a pró-reitora de Ensino do UNEC, Raquel Carvalho.

Para a coordenadora do curso de Medicina do UNEC, Dra Joice Rodrigues, a presença do professor Dr. Marco Túlio tem uma relevância enorme para a comunidade acadêmica, já que ele apresentou uma nova especialidade, que é a Geriatria. “Essa especialidade médica tem uma repercussão para o futuro muito relevante tendo em vista o envelhecimento da população.”

Durante a palestra, Dr. Marco Túlio não falou apenas da Geriatria em si, mas da necessidade de uma organização do sistema público de saúde: “Prevenção primária; medidas para evitar que as pessoas fiquem doentes; como se organiza a assistência da pessoa idosa (é preciso reconhecer a pessoa frágil para reabilitar antes que aquilo se torne irreversível); direcionar os recursos do país (que são escassos) para aquelas pessoas que têm potencial de reversibilidade (eu tenho que dar mais para quem tem menos – desde que seja alguém que tenha condições de se recuperar); esses são alguns pontos que a gente expôs na palestra. Então é necessário qualificar a atenção primária – o médico, o enfermeiro [da atenção primária] – para encaminhar para a assistência à geriatria essas pessoas e, lá, definir um plano de cuidados (direcionando todos os recursos de reabilitação) para que elas continuem independentes, autônomas, com boa saúde.”

Para a estudante do 7º período do curso de Medicina, Laura França, esta é uma excelente oportunidade de contar com a presença de um profissional renomado e que vem trazendo um assunto tão importante e atual.

Como presidente da SBGG, Dr. Marco Túlio reforçou que está sendo feito um trabalho interno (de crescimento da Sociedade) e externo (com a proposta, cada vez maior, de atuação frente a Sociedade, junto aos legisladores, para ajudar a pessoa idosa).

Dr. Marco Túlio destacou a felicidade em poder falar para alunos da graduação, independente do curso, já que hoje há um grande problema no Brasil que é: “formar os profissionais para a situação de um processo de transição demográfica de envelhecimento extremamente acelerado.”

O diretor executivo da Fundação Educacional de Caratinga, Sanderson Dutra, participou do evento e agradeceu a presença do palestrante. “A empolgação que um profissional deste gabarito traz para os nossos alunos é gigantesca. O UNEC está muito honrado em recebê-lo e, também, satisfeito com a enorme participação dos alunos – sinal que eles perceberam o valor deste momento para a graduação.”

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo