fbpx
CaratingaEducaçãoProfissionais

Alunos do Unec palestram em escolas estaduais de Caratinga

Os cursos de Farmácia e Nutrição do Centro Universitário de Caratinga (Unec) promoveram uma série de atividades para alunos do ensino médio da Escola Princesa Isabel e da Escola Estadual Deputado José Augusto Ferreira, visando promover o conhecimento de temas atuais, aproximar os futuros estudantes do curso superior e proporcionar um primeiro contato com o mercado de trabalho, auxiliando-os na escolha da futura profissão.

Nas visitas às duas escolas, os alunos de Nutrição e de Farmácia do Unec ministraram palestras e desenvolveram outras atividades não só relacionadas aos cursos, mas também ao cotidiano dos estudantes. Os alunos da Nutrição abordaram, entre outros, temas como doenças causadas pelo consumo de alimentos inadequados, a forma correta de higienização de frutas, legumes e verduras, bem como os cuidados com o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura. Já os alunos de Farmácia falaram sobre o uso e descarte consciente de medicações, e sobre armazenamento de medicamentos de forma correta para manter a qualidade e segurança em sua utilização.

A coordenadora do curso de Nutrição, Brunela Laignier, falou sobre o tema apresentado. “Trouxemos uma temática de grande relevância, através de placas microbiológicas nossos alunos puderam mostrar quais os riscos de um alimento mal higienizado, mal armazenado e as doenças que se desenvolvem após a ingestão desses alimentos. Apresentamos ainda, a maneira correta de higienizar legumes, frutas e verduras, essas práticas ajudam a prevenir o contato das pessoas com agentes patógenos, como vírus e bactérias”.

Ela esclareceu os motivos para a abordagem dos cuidados com o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura. “Estes três nutrientes foram escolhidos devido ao impacto que tem na saúde de quem os ingere. Pesquisas médicas comprovam que o consumo excessivo destes produtos pode provocar doenças como insuficiência renal, acidentes vasculares cerebrais, hipertensão, cárie dentária, obesidade e diabetes”.

Para Karen Costa, aluna de Nutrição, foi uma oportunidade de dividir o conhecimento adquirido. “Tivemos a oportunidade de colocar em prática nosso conhecimento adquirido em sala de aula e passar adiante. Realizamos diversas pesquisas em artigos científicos, trouxemos exemplos de alimentos, tudo para esclarecer as principais dúvidas dos alunos do ensino médio, relacionadas ao consumo”.

Karen Costa

Sarah Moura, do 1º período de Nutrição, falou da experiência em compartilhar conhecimento com os alunos da rede estadual. “É gratificante nessa fase tão recente do curso já ser possível contribuir com o conhecimento desses alunos levando informações tão significativas relacionadas à alimentação”.

Sarah Moura

A farmacêutica e professora Denise Cortes, que coordenou a participação dos alunos de Farmácia, enfatizou os riscos do descarte indevido. “Procuramos conscientizar os alunos e esperamos que eles levem essas informações para outras pessoas. Quando falamos de medicamentos vencidos ou em desuso, jogá-los no lixo comum não deve ser uma opção. O descarte consciente de medicamentos e suas embalagens contribuem diretamente para evitar impactos negativos à saúde e ao meio ambiente”.

Denise Cortes

De acordo com Fábio Finamore, do 3º período de Farmácia, o tema é fundamental para contribuir com o armazenamento correto dos fármacos. “Sabemos que nem todos fazem de maneira correta o armazenamento de medicamentos e que isso pode alterar a eficácia dos fármacos. Poder transmitir essas informações é algo muito significativo”.

Segundo a aluna do curso de Farmácia, Elisa de Faria, o trabalho de campo prepara os futuros profissionais de farmácia para o contato com diversos públicos. “As atividades são importantes porque o profissional farmacêutico lida com todo tipo de público, por isso o trabalho de campo é fundamental na vida do acadêmico”.

Elisa de Faria

Gean Campos, diretor da Escola Deputado José Augusto Ferreira, destacou a importância da iniciativa dos alunos do Unec. “É com muita alegria que recebemos os alunos do Unec. Esse contato com a rede estadual, além do conhecimento, traz também um incentivo para a escolha de uma graduação e impulsiona o futuro de nossos alunos”.

Thayssa Oliveira, aluna da Escola Princesa Isabel, elogiou as atividades. “As palestras são importantes porque aprendemos sobre os cuidados com alimentação, descarte de medicamentos e ainda, conseguimos ter uma visão de qual curso superior escolher”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo