No dia 25 de outubro, alunos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária do Centro Universitário de Caratinga (Unec), instituição mantida pela Fundação Educacional de Caratinga (Funec), desenvolveram com os assistidos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caratinga o projeto de Terapia Assistida por Animais (TAA).
A Terapia Assistida por Animais é uma atividade inovadora que faz parte da disciplina “Extensão como Componente Curricular” e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento social, emocional e cognitivo das crianças através do contato com cães treinados.
De acordo com Maria Isabel, aluna do 4º período de Medicina Veterinária que participa do projeto desde seu planejamento inicial, o mesmo é uma oportunidade de usar o conhecimento acadêmico em benefício da comunidade. “As atividades com os cães proporcionam um espaço de acolhimento que estimula a comunicação e a socialização. Estamos todos muito animados em participar desse projeto. É incrível ver como a interação com os animais transforma o ambiente e, especialmente, o comportamento das crianças”.
A aluna Fernanda Campolina, que também está no 4º período de Medicina, compartilha a visão de Maria Isabel sobre o impacto positivo do projeto. “É impressionante como as crianças respondem positivamente à presença dos animais. Em alguns casos, elas conseguem se expressar e interagir de uma forma que nem imaginávamos. Isso mostra o poder da terapia assistida por animais em ambientes como este”.
Segundo Edcarlos Freitas, psicólogo e terapeuta da Apae, o contato com animais traz benefícios amplos e importantes para o desenvolvimento das crianças. “Estudos já comprovam que a interação com animais ajuda a diminuir o estresse, reduz a agressividade e promove uma melhora na comunicação, fatores essenciais para quem convive diariamente com limitações sociais e emocionais. O projeto será um marco para o desenvolvimento das crianças atendidas pela instituição”.
Maria de Freitas, coordenadora do curso de Medicina Veterinária que agradeceu aos alunos e professores pela dedicação ao projeto, reforça que a TAA é uma metodologia que une ciência e sensibilidade para beneficiar o paciente de forma integral. “Esse tipo de terapia é muito mais que uma atividade recreativa. Ela tem efeitos terapêuticos comprovados que melhoram a qualidade de vida de forma significativa”.
Como comenta Mônica Corrêa, professora do curso de Medicina, a satisfação de ver o impacto do projeto na prática e conta que, graças a uma parceria com a Unec TV, Davi Lopes, um dos pacientes da Apae, teve um sonho realizado ao participar das gravações. “É gratificante ver o brilho no olhar de cada criança. Projetos como este mostram que a universidade pode, sim, fazer a diferença na vida de pessoas de todas as idades. A parceria entre a Apae e o Unec reforça a importância de unir educação, ciência e responsabilidade social, trazendo benefícios reais e duradouros para a comunidade de Caratinga”.