BrasilCaratingaEconomiaMinas GeraisNegóciosProfissionaisRegião

Advogada dá dicas para evitar golpes na Black Friday

Como acontece em todos os anos, com a chegada do mês de novembro, visando alavancar as vendas e fomentar o comércio no fim de ano, além de várias promoções muitas lojas, tanto físicas como online realizam a Black Friday, Black November ou a Black Week, na tentativa de atrair o consumidor com as chamadas “ofertas imperdíveis”.

A iniciativa é válida e compreensível, porém, a advogada Renata Capella, do escritório Capella e Sampaio, analisa o cenário e orienta de que forma o consumidor deve agir durante as compras neste período.
Segundo ela, o consumidor deve ficar atento para não cair em golpes, principalmente nas vendas pela internet. “O consumidor deve ter atenção aos anúncios patrocinados nas redes sociais, conferindo a idoneidade e reputação da loja em sites específicos para isso”.

De acordo com Renata, o aumento das vendas online durante a Black Friday atrai não apenas consumidores, mas também golpistas que buscam explorar a inexperiência de muitos compradores. Com um número crescente de compras realizadas pela internet, a possibilidade de cair em fraudes é uma preocupação real. Em 2024, 49% dos consumidores pretendem realizar compras, sendo que a maioria deles opta pelo meio digital.

Estatísticas sobre fraudes
Dados recentes mostram que aproximadamente 30% dos brasileiros já enfrentaram algum tipo de fraude em suas compras online. “Essas estatísticas reforçam a necessidade de um comportamento mais cauteloso por parte dos consumidores, que devem estar atentos a qualquer sinal de alerta. É importante destacar que para realizar uma compra segura, o consumidor deverá comparar os preços, certificando se houve realmente o desconto; desconfiar de ofertas muito vantajosas; ficar atento ao prazo de entrega, certificar-se sobre a política de trocas e principalmente sobre a garantia do produto”.

Dicas
Renata Capella conclui, dando importantes dicas para que o consumidor possa evitar ser vítima de golpes na Black Friday. “A pessoa pode adotar as seguintes medidas na hora de comprar: verificar o endereço do site, certificando que o site é o que você deseja acessar, verificando se o endereço (URL) começa por “https://” e se o cadeado está ativado; preferir comprar em sites que o consumidor já conhece; pesquisar a reputação do site e se o site for desconhecido, ler comentários de clientes que já utilizaram a plataforma; desconfiar de promoções com preços muito baixos, pois, os criminosos podem usar a empolgação dos consumidores para aplicar golpes; não preencher formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções; prefira usar cartões virtuais para fazer compras online; instalar programas antivírus e antimalware para filtrar tentativas de ataques virtuais e acessos não autorizados; se for pagar à vista, é importante fique atento aos dados do boleto bancário ou do Pix, certificando que as informações escritas são da empresa em que fez a compra.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo