fbpx
CaratingaPolícia

62º Batalhão já está sob novo comando

Desde o dia 08 deste mês, o 62º Batalhão de Polícia Militar de Caratinga está sob o comando do tenente coronel André Pedrosa do Rosário. Em visita de cortesia à redação do jornal A Semana. Na oportunidade, ele falou sobre sua forma de atuar, confirmando o compromisso de intensificar as ações preventivas no combate à criminalidade nos 25 municípios sob a responsabilidade de seu comando.

Biografia

Natural de Coronel Fabriciano, o tenente coronel André está com 41 anos de idade, dos quais 23 dedicados ao seu trabalho na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), onde ingressou em 1998, por meio do Curso de Formação de Oficiais, em Belo Horizonte, concluído em 2001. Após se formar como Aspirante, foi destinado ao 14° Batalhão da PMMG, em Ipatinga, assumindo inicialmente o comando de um Pelotão Tático Móvel, onde permaneceu até 2005.

No ano seguinte, assumiu a Chefia de Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar, na 12ª Região da PMMG, permanecendo na função até 2009, quando assumiu, no final do ano, ainda no posto de tenente, o comando do Pelotão sediado na cidade de Ipaba, onde permaneceu até 2011.

Ao final daquele ano, então promovido a Capitão, foi designado para a Chefia da Atividade de Inteligência do 14º Batalhão de Ipatinga, permanecendo nesse cargo até o final de 2014, vindo a assumir uma nova função, desta feita como Chefe do Grupo de Combate às Organizações Criminosas, subordinado ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Ipatinga.

Após promovido a Major, no final de 2016, o militar assumiu o comando da 17ª Companhia Independente, unidade sediada em João Monlevade. Posteriormente, em 2018, assumiu a Chefia da Atividade de Inteligência da 12ª Região, em Ipatinga, permanecendo na função até a sua promoção a Tenente Coronel, ocorrida ao final do ano passado, quando foi designado para assumir o comando do 62° Batalhão de Caratinga.

Propostas e estilo

Com sua experiência em comando de unidade voltada ao combate ao crime organizado e também ao trabalho de inteligência, uma das medidas que começam a ser implantadas pelo tenente coronel André à frente do 62º Batalhão é o aperfeiçoamento do trabalho preventivo, como declarado por ele. “ Buscaremos um atuação da Polícia Militar voltada para o aprimoramento de medidas preventivas que proporcionem sensação de segurança à nossa comunidade; a aproximação do policiamento à população, bem como focarmos nossas ações nos principais problemas e infratores”.

Ele esclarece a forma como o 62º Batalhão poderá desenvolver um trabalho eficaz para a redução da criminalidade e violência. “Nós temos projetos voltados para o desenvolvimento de meios eficazes de monitoramento de infratores contumazes, reincidentes e egressos do sistema penal envolvidos com crimes violentos e a criação de grupos conjuntos com outros órgãos do sistema de segurança pública e justiça criminal voltados para a intervenção e combate aos crimes de homicídios e outros crimes violentos”.

De acordo com tenente coronel André, o trabalho da Polícia Militar não se limita à prevenção e repressão à criminalidade, mas, também possibilita o envolvimento da corporação em ações e projetos de cunho social. Neste sentido, entre suas propostas para Caratinga e demais municípios da área de atuação do 62º Batalhão estão projetos voltados a menores. “Pretendemos incrementar projetos voltados para a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de risco e crimes”.

Uma das estratégias utilizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais responsável por conseguir maior sucesso no trabalho voltado à segurança é a parceria entre a instituição e a população. Tenente coronel André falou sobre as ações que pretende realizar para manter e ampliar esse bom relacionamento. “É intenção promover palestras e seminários de conscientização para a prevenção de crimes e medidas de auto segurança para comerciantes, estudantes, universitários, comunidades religiosas, empresários e outros segmentos da sociedade”.

Ao final, ele enviou uma mensagem à população de Caratinga e região, reafirmando seu compromisso de total empenho e dedicação quanto às responsabilidades e atribuições da Polícia Militar. “As comunidades sob a responsabilidade do 62° Batalhão de Polícia Militar podem esperar um comando leal, dedicado e comprometido com os problemas da comunidade, não medindo esforços e tempo para dar a melhor resposta aos problemas, bem como prestar, a toda população, uma segurança pública de excelência e eficácia”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo