fbpx
CaratingaPolíciaRegião

62º Batalhão intensifica combate aos furtos em Caratinga e região

Apesar dos bons resultados alcançados nos primeiros meses deste ano, diante da queda nos índices de ocorrência dos crimes violentos em Caratinga e nos demais 24 municípios de sua área de atuação, em comparação ao mesmo período do ano passado, o comando do 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM) está investindo em medidas preventivas, visando reduzir ainda mais a incidência dos delitos, para o que conta com a cooperação da população.

Segundo o tenente Fábio Fonseca, assessor de Comunicação do 62º BPM, a participação da comunidade no trabalho de prevenção à criminalidade é fundamental para o combate e a redução nos crimes violentos, como o tráfico de drogas e os roubos, tanto aos transeuntes como às residências, estabelecimentos comerciais instituições e escolas.

Nos casos de furtos de objetos em residências e estabelecimentos comerciais, tenente Fábio destaca a máxima segundo a qual, se existe o furto é porque também existe quem compre os objetos furtados. “Muitas pessoas acabam comprando objetos de terceiros por preços muito abaixo do praticado no mercado sem dar conta de que está adquirindo um objeto furtado em uma residência ou em um estabelecimento comercial. Quem assim procede deve se conscientizar de que está cometendo o crime por receptação de produto de furto”.

Segundo ele, quem pratica o furto, na maioria das vezes, já tem a quem repassar a mercadoria, seja em troca de droga ou em troca por dinheiro que será utilizado para a compra de droga. O militar pede a colaboração da população para denunciar possíveis receptadores. “Quem perceber pessoas transportando objetos a pé, como televisores, notebooks ou computadores, por exemplo, deve denunciar o fato à Polícia Militar, para que possamos tirar essas pessoas de circulação. O cidadão pode, ainda, nos ajudar a identificar os locais para onde essas mercadorias estão sendo levadas através de denúncias anônimas”.

Tenente Fábio aconselha aos comerciantes e moradores a adotarem medidas de auto proteção, visando impedir ou dificultar a ação do infrator. Além da instalação de alarmes, é importante reforçar a segurança do local com a colocação de trincos e fechaduras em portas e janelas, colocação de grades nas janelas externas, elevação de muros, instalação de cercas eletrificadas e a instalação de câmeras de segurança de boa qualidade, que ajudará a identificar os autores.

No caso específico de estabelecimentos comerciais, para ser evitado o furto de objetos durante o dia, é aconselhado evitar a exposição de mercadorias de valor na entrada da loja e manter pelo menos um funcionário à porta da loja, para impedir e inibir a ação de pessoas intencionadas em praticar o furto.

Também nos casos de furto a transeuntes, tenente Fábio destaca a necessidade das medidas protetivas, pois, de forma geral, os furtos ocorrem por facilitação da vítima. Assim, ao circular pela região central da cidade, as pessoas devem evitar se distrair, pois, o infrator estará atendo ao menor sinal de descuido da possível vítima.
É importante, ainda, evitar portar elevadas quantias de dinheiro, dando preferência ao uso de cartões nas compras, e evitar portar objetos de valor. Também é recomendado a exposição de aparelhos celular em público, o principal alvo dos infratores, ou deixá-los sobre mesas ou balcões.

O policial militar cita, ainda os furtos em veículos, que são aqueles em que o infrator arromba o veículo para furtar objetos. Tenente Fábio alerta aos proprietários de veículos a não deixarem quaisquer objetos no interior do carro à vista, evitando chamar a atenção do infrator. Muitas vezes, além de furtar o objeto, o autor do crime também danifica o veículo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo