Na última semana, o comandante do 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel André Pedrosa, apresentou um balanço dos trabalhos realizados pela unidade durante o primeiro semestre deste ano, quando foram alcançados resultados positivos, no que se referem à prevenção criminal, aumentando assim a sensação de segurança na comunidade.
No levantamento realizado destacam-se a redução em 19,16% dos crimes violentos em geral, em comparação ao mesmo período de 2020, e a redução no número de crimes de roubos, que foi de 35,11%.
Segundo tenente-coronel André, os melhores resultados do semestre foram alcançados no mês de junho, quando a redução dos crimes violentos chegou a 31,03% e 64,31% nos crimes de roubos.
Os bons resultados alcançados nos primeiros seis meses de 2021 são fruto do aumento considerável nas atividades voltadas à repressão qualificada, quando o 62º BPM conseguiu a retirada de circulação de um total de 72 armas de fogo.
Além disso, a unidade colheu muito bons resultados nas ações repressivas ao tráfico de drogas, com o registro de 176 ocorrências no período analisado, com a apreensão de grande quantidade de substâncias entorpecentes.
A análise dos números relativos às operações realizadas na área urbana da cidade e, principalmente, na zona rural demonstram ter ocorrido redução na incidência criminal.
Outro aspecto que tenente coronel André considera importante de se destacar é a taxa de reação imediata da unidade, que chegou a expressivos 90%, resultado que constata a eficiência do 62º BPM em dar resposta aos crimes violentos.
O comandante da unidade faz questão de citar os números que confirmam a atuação positiva do 62º BPM no primeiro semestre deste ano. Nesse período, foram presos 2615 infratores e 243 menores infratores foram apreendidos; foram recebidas e verificadas 178 denúncias e cumpridos 156 mandados de prisão.
A unidade também desenvolve o trabalho de acompanhamento de aproximadamente 900 egressos do sistema prisional, quando é verificado se eles estão cumprindo as medidas impostas pela Justiça.
Como esclarece o tenente-coronel André Pedrosa, uma das estratégias usadas na redução da criminalidade estão relacionadas às operações de prevenção aos crimes cometidos sobre veículos de duas rodas, bem como na recuperação de veículos produtos de crime.
Ao final do relato, o comandante do 62º BPM faz questão de acrescentar às estratégias utilizadas pela unidade no trabalho de prevenção criminal, a atuação da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.