fbpx
CaratingaMinas GeraisPolíciaPolítica

62º Batalhão comemora seis anos de criação

Nas últimas semanas, o 62º Batalhão de Polícia Militar (BPM) desenvolveu diversas atividades em comemoração ao 6º aniversário de sua implantação, ocorrida em 11 de junho de 2015, que se juntam aos eventos relativos aos 246 anos de criação da Polícia Militar de Minas Gerais, completados no dia 09 deste mês.

Como informa o tenente Fábio Fonseca, assessor de comunicação do 62º BPM, como parte das atividades programadas em comemoração ao aniversário da unidade, foram desenvolvidas diversas ações e operações policiais, promovidas nos 25 municípios que compõem a área de atuação do Batalhão. “No dia 14, houve um empenho maciço de todos os policiais da unidade, com a realização de operações preventivas, principalmente na cidade de Caratinga”.

Tropa recebeu bênção ministrada pelo padre Higor Luiz Arantes Nepomuceno

Ele destaca, ainda, as ações de cunho social realizadas pelo 62º BPM, como a campanha Guardião Solidário, voltada à arrecadação de alimentos não perecíveis, que promoveu a doação de cestas básicas, em Caratinga, pelo projeto Melhor em Casa, desenvolvido pelo governo municipal e que assiste portadores de câncer em suas próprias residências.

O comandante do 62º BPM, tenente coronel André Pedrosa, manifestou os parabéns a todos os policiais militares ativos e aos policiais da reserva que serviram à unidade, agradecendo aos colaboradores civis, aos demais órgãos de defesa social, aos órgãos de imprensa e à população de Caratinga e região pela parceria e apoio ao trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. “Nós continuaremos nos empenhando para levar tranquilidade e sensação de segurança a todos”.

Atualmente, o 62º BPM se encontra sob o comando do tenente coronel André Pedrosa

Histórico
Por décadas, a atuação da Polícia Militar em Caratinga e região era realizada por uma Companhia subordinada ao 11º Batalhão de Manhuaçu. A situação perdurou até 2009, quando a unidade foi elevada à condição de Companhia Independente, a 22ª, desvinculando-se do 11º Batalhão e se tornando uma unidade autônoma.

Finalmente, em 11 de junho de 2015, foi criado o 62º Batalhão de Polícia Militar, recebido como um presente pela população de Caratinga. A solenidade de instalação do 62º BPM aconteceu no dia 23 de junho, como parte dos eventos que marcaram a comemoração dos 167 anos de fundação da cidade.

A instalação de um batalhão de Polícia Militar em Caratinga, antigo sonho da sociedade caratinguense, contou com o empenho do ex-deputado Adalclever Lopes e do coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva, atualmente aposentado e residindo em Juiz de Fora.

Coronel Henrique, enquanto comandou a 12ª Região da Polícia Militar, sediada em Ipatinga, se esforçou para a instalação de um batalhão em Caratinga. Porém, naquela ocasião, faltava força política junto ao Governo do Estado para isso. No entanto, quando deixou o comando da unidade, ao se aposentar, ele também deixou pronto todos os projetos técnicos necessários à criação de um batalhão em Caratinga, incluindo os aspectos de viabilidade, orçamento, etc. Caberia, a partir de então, esforço político para que a proposta se tornasse realidade.

Coube a Adalclever Lopes, na ocasião, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, fazer uso de sua influência e do prestígio junto ao Governo do Estado e ao comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, para que fosse efetivada a criação do 62º BPM.

Adalclever relembra o fato. “Nós tivemos a felicidade de estar no momento certo e no cargo certo para que Caratinga recebesse tão importante benefício. Nós tínhamos o projeto pronto, em todos os seus detalhes, e contar com prestígio junto ao Governo do Estado e ao coronel Bianchini. Participamos de vários encontros e reuniões e, felizmente, nosso empenho logrou êxito e foi criado o 62º Batalhão, tornando realizado um sonho que antes parecia tão distante”.

Nova sede
Adalclever atuaria positivamente, ainda, na conquista de uma sede permanente para o 62º Batalhão que, após sua criação permanecia ocupando o prédio onde funcionou a 22ª Companhia, no Bairro Esperança, próximo à antiga cadeia pública.

Na busca de uma área para se construir a sede da unidade, surgiu o prédio do antigo Colégio Polivalente, no Morro Caratinga, na ocasião ocupado por apenas três turmas de alunos.

Adalclever Lopes participou da negociação com a Secretaria de Estado de Educação, que resultou com a transferência dos alunos para outro local e conseguiu, junto ao Governo do Estado a liberação dos recursos necessários às obras de adaptação do prédio do colégio à infraestrutura necessária para o prédio acomodar o 62º Batalhão, no valor de quase R$ 1,7 milhão.

Finalmente, no dia 30 de novembro de 2017, foi realizada a solenidade de inauguração da nova sede do 62º BPM, com instalações modernas e confortáveis, mantendo-se, ainda, área que permitirá futuras ampliações caso sejam necessárias.

Cel. Bianchini, Adalclever Lopes, Cel. Sérgio Renato e o ex-prefeito Marco Antônio no descerramento da placa

Neste momento, quando o 62º BPM comemora seu 6º aniversário, Adalclever Lopes destaca a sua importância. “Os policiais militares que trabalharam em Caratinga, sempre se empenharam ao máximo em prestar um ótimo serviço à população. Porém, a criação do 62º Batalhão trouxe um enorme avanço, proporcionando as condições para se alcançar um trabalho de excelência, com melhores ferramentas para oferecer maior segurança à população de Caratinga e dos outros 24 municípios sob a jurisdição da unidade. Eu me sinto muito feliz e orgulhoso em ter podido dar a minha contribuição para a instalação do tão sonhado batalhão. Sinto que pude cumprir o meu papel como representante do povo de Caratinga e região”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo