fbpx
Brasil

Fome é o tema da Campanha Fraternidade 2023

Com o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!”, na manhã de quarta-feira, 22 de fevereiro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023). Esta é a 60ª edição da Campanha da Fraternidade que acontece anualmente durante o período da Quaresma desde 1964. O lançamento oficial da campanha ocorreu em Brasília.

A Campanha da Fraternidade tem hoje os seguintes objetivos permanentes: 1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; 2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; 3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária – todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja.

CF 2023
Segundo levantamento da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome no Brasil. Diante da situação, pela terceira vez, a CNBB decidiu que a Campanha da Fraternidade deste ano abordasse o tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro.

A cerimônia de lançamento da CF 2023 teve início com a Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, presidida por seu secretário-geral, dom Joel Portella Amado, e concelebrada pelos padres assessores da CNBB. Em seguida, dom Joel e o assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, fizeram a acolhida e saudação no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.

No evento foi apresentado um vídeo com práticas solidárias da Igreja no Brasil no enfrentamento à fome, bem como a apresentação da mensagem do Papa Francisco para a Campanha da Fraternidade 2023.

Coleta da Solidariedade
Uma das principais ações da Campanha da Fraternidade, a Coleta Nacional da Solidariedade, que acontece em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos, este ano será no dia 02 de abril.

Do total arrecadado, as dioceses enviam 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), gerido pela CNBB, responsável pelo atendimento a projetos sociais em todo território nacional. Os 60% restantes permanecem nas dioceses para atender projetos locais pelos Fundos Diocesanos de Solidariedade (FDS).

Durante a realização da CF 2023, as dioceses, paróquias, igrejas e órgãos eclesiásticos estarão desenvolvendo programas e diversas atividades voltadas ao tema e ao lema escolhidos para esta edição.

A divulgação da campanha também será realizada por emissoras de rádio e de televisão católicas, assim como nas redes sociais da internet, com a utilização de mensagens de áudio, vídeo e textos. Ainda serão utilizados, como ocorre em todos os anos, panfletos e cartazes.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo