fbpx
BrasilEducação

FIES: inscrições para processo seletivo vão até esta sexta-feira,15

O prazo para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao primeiro semestre de 2024, termina nesta sexta-feira,15. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Este ano, foram disponibilizadas 112.168 vagas para financiamento de curso superior, de acordo com o Ministério da Educação. Desse total, 67.301 são para o processo seletivo do primeiro semestre deste ano. 

Para se inscrever, é preciso que o candidato tenha cadastro no Login Único do Governo Federal e uma conta no gov.br. No ato da inscrição, é preciso informar:

O CPF; 

O endereço de e-mail pessoal válido;

Os nomes dos membros do grupo familiar, com o número de CPF dos membros com idade igual ou superior a 14 anos de idade, as respectivas datas de nascimento e, se for o caso, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.  

Além disso, o interessado precisa informar as três opções de curso, assim como o turno e local de oferta da instituição de educação superior entre as disponíveis para inscrição, no mesmo grupo de preferência ou em grupos distintos, indicando a ordem de prioridade entre as suas opções.  

Critérios 
Para se inscrever, o candidato precisa atender, cumulativamente, algumas condições. São elas:  

Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1; 

Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero; 

Não ter participado do Enem na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação); e 

Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.  

A obtenção de média mínima de notas no Enem e a observância ao limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento depende da realização dos demais procedimentos previstos em edital que, obrigatoriamente, estão condicionados à classificação e pré-seleção do candidato.    

Para essa edição do programa, pelo menos 50% das vagas serão reservadas para o Fies Social. Essa modalidade tem como objetivo atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para esse grupo, também há a possibilidade de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de educação superior. Fonte: Brasil 61

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo