fbpx
BrasilCulturaProfissionais

Edra e Ziraldo estão entre cartunistas homenageados em livro fotográfico

Ziraldo e Élcio Danilo Russo Amorim, o Edra, estão entre os cartunistas brasileiros retratados em livro fotográfico “Cartunistas”, de fotógrafo e diretor de cena Paulo Vitale, de São Paulo, um dos principais fotógrafos do País.

Publicado no formato e-book, Cartunistas contém fotografias irreverentes de 112 artistas do traço espalhados pelo Brasil, que assumem a missão de comunicar e apresentar opiniões de forma crítica e humorística.

Na obra, cujo prefácio é do cartunista Jal, os caratinguenses Ziraldo e Edra estão sendo homenageados junto a outros grandes nomes do humor gráfico do país, que desfilaram em frente às lentes de Vitale, como Laerte, Jaguar, Angeli, Lorenado, Maurício de Sousa e os irmãos Chico e Paulo Caruso.

Ziraldo foi fotografado em seu apartamento, na Lagoa, no Rio de Janeiro, exibindo à frente do rosto uma auto caricatura desenhada no início de sua carreira.

Já a foto de Edra foi feita online durante a pandemia. Vitale fez um link do estúdio dele em São Paulo, direto com o estúdio do artista em Caratinga, pelo smartphone.  A composição das fotos foi em cima dos “Rabiscos Confinados”, a outra forma de expressão artística que Edra dedicou naquele período.

Edra destaca sua satisfação com a homenagem. “Sinto-me feliz e honrado de ser convidado para fazer parte desta obra histórica junto com artistas que eu tanto admiro e são referências da profissão da qual fiz a minha carreira. E estar representando a nossa cidade, sendo retratado pelas lentes de um fotógrafo tão respeitado como Paulo Vitale, junto com o mestre Ziraldo, na minha opinião o maior de todos, dá uma relevância ainda maior para minha projeção artística e satisfação pessoal”.

Paulo Vitale cursou História na Universidade de São Paulo (USP) e fotografia no International Center of Photography de Nova Iorque. Como profissional, já percorreu mais de 50 países com trabalhos editoriais, autorais e publicitários. Com mais de 100 capas publicadas nas principais revistas brasileiras e seis livros autorais, ele já fotografou personalidades, como Nelson Mandela, Oscar Niemeyer, Caetano Veloso, Mark Zuckerberg e Pelé.

Ele esclarece o motivo do livro. “A tônica do projeto é porque os cartunistas são anônimos (eles têm os nomes conhecidos, mas não os rostos). Eles fazem as caricaturas de todo mundo e ficam escondidos. De um jeito divertido e afetuoso fiz que eles provassem do próprio veneno. Admiro muito eles, que têm um papel fundamental na sociedade”.

Vitale explica o processo utilizado na produção de sua obra. “Desenvolvi um conceito específico inspirado na obra de cada retratado, com um fundo branco de papel como cenário e uma lente grande angular, para acentuar o recurso da distorção, tão usado nas caricaturas. Este é o elo condutor deste ensaio. Ao usar um fundo branco de papel, coloquei os cartunistas retratados neste livro como objetos de minhas caricaturas fotográficas. Eles experimentaram assim, uma posição vulnerável e inusitada. São alvos consentidos de minhas elaborações, sátiras e críticas. Fiz o recorte dos cartunistas relevantes para esse livro”.

Cartunistas conta com links para a página com trabalhos de cada cartunista, funcionando como um portal para a imensa obra produzida por esses 112 artistas que dissecam nossa sociedade e costumes com seus trabalhos.

Conforme relata Paulo Vitale, ele começou a fotografar cartunistas para o projeto em 2019, durante o Salão de Humor de Piracicaba, um dos mais relevantes eventos do segmento, que costuma reunir profissionais de todo o país. “Continuei a fotografar os cartunistas em 2020, 2021 e 2022. O jeito que arrumei de nacionalizar o projeto foi fazer os retratos à distância, pois o que vale no projeto é a ideia, o conceito”.

Vencedor do Prêmio Abril por nove edições, Paulo Vitale é reconhecido como retratista de personalidades. Seu último livro, “Feito no Brasil”, apresenta diversos profissionais brasileiros que ganharam o mundo. O e-book está disponível no Hotmart e na Amazon.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo