Marcado anualmente para o mês de março, o dia Mundial do Rim deste ano acontece nesta quinta-feira,11. A Sociedade Internacional de Nefrologia, que instituiu a data, teve como foco a conscientização e a qualidade de vida dos pacientes diagnosticados com doença renal.
A mensagem “Vivendo bem com a doença renal”, pretende empoderar o paciente, pensando no bem-estar físico e mental, mesmo em momentos críticos como o atual, durante a pandemia da Covid-19, conciliado com o tratamento, que pode impactar a vida do paciente e dos familiares, afetando atividades cotidianas.
A doença renal crônica é caracterizada por uma lesão no rim, órgão do sistema urinário que faz a filtragem de substâncias presentes no sangue e no organismo. Silenciosa e com poucos sintomas, a doença costuma ter um diagnóstico tardio, sendo necessária a realização de diálise ou transplante renal. Por isso, há a recomendação da realização periódica de exames de sangue, com atenção aos níveis de creatinina e urina. (Fonte ParanáPortal)