fbpx
Brasil

Campanha da Fraternidade 2021 inicia nesta quarta-feira

Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, nesta quarta-feira, 17, inicia o período da Quaresma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove o lançamento da Campanha da Fraternidade 2021 (CF-2021). A Campanha da Fraternidade se encerra no domingo da Páscoa.

Criada pela CNBB em 1964, desde então a Campanha da fraternidade é realizada durante o período chamado pela Igreja Católica de quaresma e, em linhas gerais, tem como objetivo conduzir o povo católico a refletir sobre algum problema concreto brasileiro nos âmbitos da saúde, meio ambiente e família, entre outros.

A cada cinco anos, a proposta da CF não é somente católica, mas ecumênica, contando com o apoio e engajamento de outras denominações, sendo endossada pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), composto pelas seguintes denominações: Igreja Católica Romana, Igreja Católica Ortodoxa Siriana, Igreja Cristã Reformada, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Metodista, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Igreja Presbiteriana Unida (IPU).

Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia de abertura da CF-2021 está sendo realizada de forma simbólica e virtual, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CNBB – canal no Youtube e página do Facebook – sendo exibido um vídeo com pronunciamentos de representantes do Conic.

O tema proposto para a CF-2021 tem o objetivo de levar a comunidade cristã a refletir e buscar o diálogo como forma de entendimento em um momento em que o Brasil e o mundo se encontram divididos entre conservadores e progressistas, situação aquecida pelas polêmicas causadas em torno da pandemia do novo coronavírus, cujo combate foi totalmente politizado, ampliando a divisão exatamente no momento em que o ideal seria a união de esforços.

Neste cenário, a CF-2021 convida “comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”, como orienta seu texto base.

Entre os objetivos e aspectos positivos da Campanha da Fraternidade deste ano estão: denunciar as violências contra pessoas, povos e a Criação, em especial, as que usam o nome de Jesus; encorajar a justiça para a restauração da dignidade das pessoas, para a superação de conflitos e para alcançar a reconciliação social; animar o engajamento em ações concretas de amor à pessoa próxima; promover a conversão para a cultura do amor em lugar da cultura do ódio; fortalecer e celebrar a convivência ecumênica e inter-religiosa.

Durante o período da CF-2021, as comunidades católicas e as demais denominações engajadas estarão promovendo eventos, debates e palestras relacionados, levando seus membros a refletir sobre os pontos abordados pela proposta.

Um dos pontos altos da Campanha da Fraternidade é a Coleta Nacional da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, que este ano será no dia 28 de março, nas comunidades de todo o Brasil. Os recursos obtidos com a coleta serão destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo